Artigos

Thales de Assis Brasil Leal

29 de março de 2021

The aim of this study is to compare topographically the hydrophilic potential of two different types of biomaterials through argentic impregnation.

The experiment used five blocks of integral bovine bone (n = 5) consisting of an organic portion and a mineral portion (Bio-Oss Block, Geist ich Pharma, Welhausen, Switzerland); five blocks of bovine bone (n = 5), consisting of a mineral portion (Lumina Block, Criteria, São Paulo, Brazil); five blocks of equine bone (n = 5) (Bio-Gen, BIOTECK, Arcangelo, Italy). A model tomography I-Cat was used. The images were created in DICOM with the following acquisition protocol: MAX Fo V of 6 cm with 40-seconds exposure of 0.2 mm voxel (MAX Hight Resolution), tridimensional image, with 4.2 mm of depth and 103.67 of diameter compared in terms of weight and density in the initial and final conditions.

The non-parametric tests of Wilcoxon Signed Rank and Wilcoxon Mann-Whitney were used in the analysis of results”

Por Claudio Ferreira Nóia
      Bruno Costa Martins de Sá

17 de março de 2021

Resumo
Durante muitos anos, após o diagnóstico de que um dente se encontrava condenado na cavidade oral, o mesmo era removido e nenhum material colocado no alvéolo, de modo que após o período entre 2 a 6 meses procedia-se a uma avaliação clínica e tomográfica da região e, na maioria das vezes, evidenciava-se a necessidade de uma reconstrução óssea, para posterior colocação do implante dentário1,2 (Figuras 1 a 5). No entanto, nos últimos anos, houve uma mudança drástica nesse paradigma, de modo que a implantação imediata passou a ser reportada na literatura como a melhor forma de tratamento3,4.Diversos estudos apontam que a colocação imediata do implante tem a capacidade de preservar as dimensões do alvéolo e manter os tecidos moles em posição, além de diminuir a morbidade e o tempo de tratamento do paciente1,4.

Entretanto, para atingir tais resultados, é necessária indicação criteriosa dos implantes imediatos, bem como execução da técnica de forma precisa5.

Nesse sentido, apresenta-se a seguir um caso clínico que demonstra a forma como nosso grupo realiza tais tratamentos.”

17 de março de 2021
Por Claudio Ferreira Nóia
      Bruno Costa Martins de Sá  

Resumo
Durante muitos anos, após o diagnóstico de que um dente se encontrava condenado na cavidade oral, o mesmo era removido e nenhum material colocado no alvéolo, de modo que após o período entre 2 a 6 meses procedia-se a uma avaliação clínica e tomográfica da região e, na maioria das vezes, evidenciava-se a necessidade de uma reconstrução óssea, para posterior colocação do implante dentário1,2 (Figuras 1 a 5). No entanto, nos últimos anos, houve uma mudança drástica nesse paradigma, de modo que a implantação imediata passou a ser reportada na literatura como a melhor forma de tratamento3,4.

Diversos estudos apontam que a colocação imediata do implante tem a capacidade de preservar as dimensões do alvéolo e manter os tecidos moles em posição, além de diminuir a morbidade e o tempo de tratamento do paciente1,4.

Entretanto, para atingir tais resultados, é necessária indicação criteriosa dos implantes imediatos, bem como execução da técnica de forma precisa5. Nesse sentido, apresenta-se a seguir um caso clínico que demonstra a forma como nosso grupo realiza tais tratamentos.”

Sérgio Charifker
17 de março de 2021

Resumo
O objetivo deste estudo foi comparar a estrutura óssea neoformada em levantamentos de seio maxilar, com uso de um biomaterial (osso bovino desproteinizado liofilizado) – Criteria Lumina Bone Porous® (CRITERIA), comparado à mesma técnica cirúrgica, utilizando-se Geistlisch Bio-Oss®. Foram incluidos na pesquisa 14 pacientes, com 11 deles no grupo teste, removendo-se 31 amostras de osso no local da instalação do implante, em áreas enxertadas com Criteria Lumina Bone Porous®, e 3 pacientes com remoção de 07 blocos de osso removidos de área enxertada com Geistlich Biooss ®, após 06 meses de realização do levantamento de seio maxilar, no grupo controle, por meio de broca trefina. Verificou-se, na microscopia óptica, que o osso neoformado e tecido conjuntivo encontrado nas amostras estavam em íntimo contato com o resíduo de biomaterial testado, após 06 meses de enxertia, comprovando-se a biocompatibilidade, além de uma reabsorção lenta do substituto ósseo. Na análise histomorfométrica, não houve diferença significativa entre as médias (p>0,05) apresentadas entre os grupos teste e controle. O grupo teste apresentou uma média de tecido conjuntivo de 44,32% (±8.66%), resíduo de biomaterial de 23,21% (±3.31%), e osso neoformado de 32,48% (±9.05%), enquanto o grupo controle, 48.21% (±1.30%), 26.15%

(±3.42%) e 25.64% (±4.26%), respectivamente. O material utilizado na pesquisa mostrou um bom potencial osseocondutor, e velocidade de reabsorção compatível com a necessidade apresentada, mantendo-se estável ao longo do tempo pesquisado (06 meses), favorecendo a neoformação óssea e futura instalação de implantes, além de apresentar resultados similares ao biomaterial de referência, em cirurgias de levantamento de seio maxilar. Destaforma conclui-se que o material pesquisado apresenta segurança em sua utilização como substituto ósseo.”

Dr. Geraldo Paglia Júnior  Mestre em Periodontia  

Dra. Ana Rosa Siqueira Especialista em Periodontia

A doença periodontal ou doença gengival, como o nome mesmo diz, atinge gengivas, osso e ligamento periodontal (fibras que ligam a raiz do dente ao osso).A gengiva é um tecido fibroso resistente que impede a penetração de bactérias para o meio interno e suporta o atrito dos alimentos. Na saúde, ela se apresenta cor-de-rosa, firme e bem aderida aos dentes, seguindo bem o seu contorno.

POR CRITERIA BIOMATERIAIS | JAN 22, 2021

Resumo O edentulismo é um desafio extremamente frequente no dia-a-dia docirurgião dentista. A busca de soluções funcionais e estéticas para estes casos têm proporcionado diversas inovações no mercado de materiais odontológicos como, por exemplo, os implantes dentais…

Por Claudio Ferreira Nóia, Bruno Costa Martins de Sá, Catarina Soares Silveira, Maria Izabel Oliveira Figueiredo, Sérgio Dias Garcia.

Guilherme Pirágine Contador, Caio Vinícius Roman Torres, Geraldo Guedes Martini, Maria da Graça Naclério Homen, Claudio Ferreira Nóia, Bruno Costa Martins de Sá

POR CRITERIA BIOMATERIAIS

Introdução/Objetivo: Examinar a performance de novos materiais para a reconstrução ósseaem áreas afins dentro da odontologia, baseando-se na análise clínica e tomográfica. A não realização de procedimentos de preservação do alvéolo pode originar prejuízo estético,…

POR CRITERIA BIOMATERIAIS

BRAGA, EFB. Utilização da radiografia digital na avaliação de dois biomateriais em molares inferiores com defeito ósseo de furca classe II.Campo Grande;2015. [Tese de Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste da…

Fique por dentro de nossas nossas promoções.